quarta-feira, 3 de junho de 2015

Academia Brasileira de Histórias em Quadrinhos

O Mundo dos Quadrinhos ganhou uma espécie de Liga da Justiça que vai lutar para preservar a memória das Hqs e direitos daqueles que fazem realmente o quadrinho acontecer que são os artistas. Para isso, nasceu a Academia Brasileira de Histórias em Quadrinhos, lançada no último 30 de janeiro, em Botafogo ( Zona/Sul do Rio de Janeiro) mas que como o próprio nome diz, terá abrangência Nacional.

Composta por 20 membros efetivos, entre desenhistas e cartunistas, Colecionadores, escritores, historiadores, roteiristas, e instituições de hqs como o fundador do Museu dos Gibis ( Ranieri Andrade), a Academia chamada de ABRAHQ tem estatuto bem definido , Diretoria e Conselheiros como, os grandes e experientes  Mestres  de Hqs  Júlio Shimamoto, Walmir Amaral, que nessa fase inicial tem sido de  grande ajuda.  Desde  o    lançamento,  a Presidente da ABRAHQ, Ágata Desmond  ( Curadora da obra dos artistas Edmundo Rodrigues  ) tem se preocupado com três alicerces: Comunicação, Comunhão e Direção.

 Durante muito tempo, as Histórias em Quadrinhos ficou longe das pautas das grandes redações. Não falamos de um artista ou um gibi, mas da História em Quadrinhos como um todo. Por isso, a ABRAHQ tem em sua estrutura dois departamentos: Comunicação e Projetos/capitalização de recursos. Esses dois aliados ao alicerce da comunhão, pretendem revitalizar e  inserir as Hqs na sociedade. Precisamos lutar por maiores espaços, buscar patrocínio e para isso precisamos estar focados e com direção. É preciso valorizar o artista já experiente que hoje não tem mais espaço nas editoras, que não tem aposentadoria por não ter profissão regulamentada  termina a vida esquecido ou em necessidades. Precisamos valorizar o jovem talento também. Porque quando os expoentes atuais das histórias em quadrinhos morrerem, é preciso que aja a renovação, não podemos deixar as Hqs morrerem. Precisamos botar o assunto Historia em Quadrinhos na mídia, mostrar a nossa força, reunir todos os artistas desse brazilsão numa única casa e juntos.. seguirmos no foco da valorização, preservação das Hqs e regulamentação dos artistas do pincel”, deixa claro a Presidente da ABRAHQ, Ágata Désmond.

Já colocando esses alicerces em prática, Ágata tem colocado a Assessoria de Imprensa da Academia para trabalhar e ganhou  espaço na Globo News, CBN, O Globo, em blogs especializados em Hqs, em jornais até de outros estados.  Especificamente na entrevista á Ancora Carolina Morand ( do CBN Total), Ágata praticamente colocou a Presidente Dilma contra  a parede , mandou recado diretamente à ela e falou da realidade dos artistas nacionais.. que mesmo vivendo muitas vezes no sufoco fazem Histórias de mocinhos e de cinderela.

Então é isso, guarde esse nome que você ainda vai ouvir muito dele: Academia Brasileira de Histórias em Quadrinhos, que aqui no Rio homenageou com diploma os profissionais: Francisco Ferreth; Johnny Simões Fonseca; Carlos Felipe de Souza Oliveira ; Hélio Guerra; Fernando Resky; Sérgio Pereira Lima; Ágata Desmond; Flávio Colin Filho; Rodrigo Soncini Gonzalez; Ranieri Andrade; Lincoln Augusto Nery de Holanda Oliveira; Carlos Eugênio Baptista; Fabio Moraes; André Aurnheimer; Carlos Alberto de Carvalho; Fernando Jorge Silva; Wladimir Weltman; Marcus Moraes; Bira Dantas Carlos Amorim. Todos esses ocuparam cadeira simbólica homenageando aos mestres imortais nas artes: Ângelo Agostini; Antonino Homobono; Alex Reymond; André Leblanc; Carlos Arthur Thiré; Eugênio Colonesse; Edmundo Rodrigues Flavio Colin; Gedeone Malagola; Gutemberg Monteiro; Ivan Whast Rodrigues; J. Carlos; Jayme Cortez; Jerônimo Monteiro; Luiz Sá; Miguel Falcone Penteado; Moisés Weltman; Sérgio Lima; Nico Rosso e Pericles Maranhão. Na oportunidade conferiu diplomas de Menção Honrosa aos artistas Walmir Amaral e Julio Shimamoto.
Faça parte você também da ABRAHQ e nos curta no facebook.


Queremos dividir com você nossas próximas vitórias